O Grupo Ageas Portugal, a SAP Portugal e a Score anunciam a celebração de um acordo com o objetivo de transformarem os sistemas, as aplicações e os processos de informação da multinacional seguradora belga. Esta parceria visa a implementação de uma solução que responde ao enquadramento da IFRS17, a norma contabilística que se aplica à contabilização dos contratos de seguro, contratos de resseguro e contratos de investimento com características de participação discricionária.

Ao avançar com este programa, a Ageas destaca-se como a primeira organização no nosso país que progride na implementação da solução da SAP que suporta e responde à norma definida. A IFRS17 visa substituir a atual IFRS 4 e prevê-se a sua entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2022.

A IFRS17 é a nova norma de relatórios financeiros e estatutários a aplicar em toda a União Europeia, para a qual a SAP desenvolveu uma oferta financeira específica baseada na solução SAP S/4HANA, acomodando o novo ambiente regulador e os novos relatórios, cada vez mais complexos, que as seguradoras, mas também os bancos e empresas de fintech, terão de enfrentar.

João Barão, Diretor de Contabilidade e Reporting do Grupo Ageas Portugal, salienta que “este acordo, estabelecido com a SAP e a Score, visa assegurar a transformação de processos e sistemas necessários para a adoção dos requisitos da norma IFRS 17 com sucesso, de forma a que o Grupo Ageas Portugal apresente as demonstrações financeiras com fiabilidade e, em simultâneo, prepare toda a organização para uma mudança estrutural na forma como se analisam os resultados previstos neste novo normativo”.

Fruto da realização de vários projetos de implementação SAP na indústria de Seguros, a SCORE desenvolveu competências e conhecimento específico sobre os processos financeiros e requisitos regulatórios de relato financeiro permitindo um conhecimento diferenciador em áreas de especialização na área de SAP Insurance.

https://news.sap.com/portugal/2019/05/grupo-ageas-portugal-adota-norma-contabilistica-ifrs17-em-parceria-com-a-sap-e-a-score/
https://www.grupoageas.pt/sobre-o-grupo-ageas/noticias-do-grupo/grupo-ageas-portugal-adota-norma-contabilistica-ifrs17-em-parceria-com-a-sap-e-a-score

Precisa de apoio para implementação da norma IFRS17?