Project Management Office (PMP/PMO)

O nível de competitividade do mercado, aliado às alterações regulatórias e legais cada vez mais exigentes, colocam às empresas um desafio permanente e exigência contínua de desenvolvimento e realização de múltiplas iniciativas e projetos de transformação (sejam de TI, negócio ou organizacionais).

Uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor é fundamental para garantir a implementação dos projetos dentro do prazo e custo definidos. O Project Management Office assume um papel fundamental.

Da prestação de serviços de Gestão de Projeto (dedicado) ao Outsourcing Global (PMO as a Service), o modelo de entrega de Project Management Office da SCORE representa um serviço de referência ajustado aos diversos contextos e objetivos da função, dependendo do nível de maturidade da função PMO nas organizações e do nível de complexidade dos projetos e iniciativas.

Project Management Office Delivery Model

PMO - Delivery Model
  • Enterprise and Portfolio PMO – Assegurar o alinhamento do projeto e programa de trabalhos com estratégia da empresa através de um modelo de governo apropriado.
  • Business Unit/Division PMO – Gestão de projetos e/ou Gestão de portefólio de uma unidade de negócio ou direção incluindo, governance, suporte operacional aos projetos ou Planeamento e utilização de recursos.
  • Project/Program Management – Serviços de Gestão de Projeto ou Programa específico suportados por metodologias e boas práticas ajustadas ao contexto dos projetos.
  • Project Office – Assegurar todos os processos de suporte às atividades dos Projetos, Programa ou Portefólio, de toda a organização ou de uma Direção, para garantir eficiência das equipas.
  • Center of Excellence – Capacitar a organização com metodologias, standards e ferramentas que permitam melhorar a entrega dos projetos.

Como podemos ajudar na área de Project Management Office?

  • Consistência de práticas e standards em todos os Projetos;
  • Serviço de Gestão de Projeto flexível e ajustado às necessidades;
  • Agilidade para adequar as competências e skills da equipa – e.g. Metodologias Waterfall vs Agile;
  • Racionalização de recursos e foco da atividade do PMO e GP;
  • Controlo do nível de Serviço e do cumprimento de objetivos;
  • Estabelecer, planear e implementar prática de melhoria contínua.

Precisa do apoio de especialistas seniores em Project Management Office que garantam os melhores resultados para os seus projetos?